This site is the archived OWASP Foundation Wiki and is no longer accepting Account Requests.
To view the new OWASP Foundation website, please visit https://owasp.org

OWASP IBWAS10/Archived/Call for Papers/Port

From OWASP
Jump to: navigation, search

Call for Papers (portuguese version)

Introdução

Existe uma mudança profunda no paradigma de desenvolvimento de sistemas de informação nos nossos dias. A emergência de tecnologias Web 2.0 levaram a um desenvolvimento e implantação massiva de aplicações e serviços Web, como a forma de desenvolvimento de sistemas de informação flexíveis. Tais sistemas são simples de desenvolver, instalar e manter e demonstram um conjunto de funcionalidades atractivas para os utilizadores, o que as tornam tão apetecíveis.

Como resultado desta mudança paradigmática, os requisitos de segurança também se alteraram. Estes sistemas de informação baseados na Web possuem diferentes requisitos de segurança, quando comparados com sistemas tradicionais. Neste tipo de sistemas é possível encontrar aspectos importantes de segurança e de privacidade que podem afectar a forma como os mesmos operam e comprometer os seus utilizadores. Acresce o facto de que a emergência da Computação na Nuvem, que promete ainda mais flexibilidade, tem ainda um impacto mais forte nestes requisitos de segurança e de privacidade. O ambiente de segurança deve envolver não apenas o ambiente circundante mas igualmente o núcleo aplicacional.

Esta conferência pretende juntar peritos em segurança aplicacional, investigadores, educadores e profissionais da indústria, academia e comunidades internacionais como a OWASP, por forma a discutirem de forma aberta os problemas e as soluções de segurança aplicacional. Neste contexto, investigadores provenientes da academia e da indústria poderão combinar os resultados da sua investigação com a experiência de profissionais e de engenheiros de software.

Temas da Conferência

Os temas sugeridos para submissão de trabalhos incluem os seguintes (mas não se limitam apenas aos listados):

  • Desenvolvimento Seguro de Aplicações
  • Segurança de Arquitecturas Orientadas por Serviços
  • Segurança das Estruturas e Ferramentas de Desenvolvimento
  • Modelação de Ameaças a Aplicações Web
  • Segurança em Cloud Computing
  • Vulnerabilidades e Análise de Aplicações Web (revisão de código, testes de penetração, análise estática, etc)
  • Métricas para Segurança Aplicacional
  • Contra-medidas para Vulnerabilidades em Aplicações Web
  • Técnicas de Desenvolvimento e Codificação em Segurança
  • Funcionalidades da Plataforma ou Linguagem de Desenvolvimento para a Segurança de Aplicações Web
  • Utilização Segura de Bases de Dados em Aplicações Web
  • Controlo de Acesso em Aplicações Web
  • Segurança em Serviços Web
  • Segurança do Browser Web
  • Privacidade em Aplicações Web
  • Normas, Certificações e Critérios para Avaliação da Segurança em Aplicações Web
  • Sensibilização e Educação para a Segurança Aplicacional
  • Segurança para a Web Móvel
  • Ataques e Exploração de Vulnerabilidades

Instruções para a submissão de trabalhos

Os autores deve submeter um trabalho original escrito em Inglês, devidamente verificado para evitar incorrecções gramaticais ou sintácticas, usando o procedimento de submissão on-line (http://www.easychair.org/conferences/?conf=ibwas10). Por favor, verifique os formatos aceites para os trabalhos e tenha atenção a dimensão máxima dos mesmos (limite de 12 páginas, de acordo com o modelo fornecido e que pode ser obtido a partir da seguinte URL: ftp://ftp.springer.de/pub/tex/latex/llncs/word/LNCS-Office2007.zip).

As indicações para a formatação dos trabalhos fornecidos no site da conferência e no template devem ser estritamente seguidas pelos autores que desejem submeter trabalhos. O formato de submissão é o mesmo do formato final. Por favor, siga as instruções de formatação usadas no template.

Cada trabalho deve indicar com clareza a natureza da sua contribuição técnica/científica e os problemas, domínios ou ambientes para o qual é aplicável.

Todos os artigos que estejam fora do âmbito da conferência ou que sob os quais sejam detectados actos de plágio, serão liminarmente rejeitados.

Alguns detalhes sobre o procedimento de submissão:

1. Será utilizado um procedimento de revisão anónimo, que será repetido por pelo menos dois revisores autónomos. Para facilitar este processo, que se pretende seja rápido, eficiente e justo, é solicitado aos autores que produzam os seu trabalho e que o submetam, SEM qualquer referência a algum dos autores do mesmo. Isto significa que é necessário remover os detalhes pessoais do autor, a secção de agradecimentos e qualquer outra referência que possa revelar a identidade dos autores;

2. Serão aceites os seguintes formatos de ficheiros na submissão: ODF, PDF, DOC, DOCX e RTF;

3. O processo de submissão on-line envia automaticamente uma notificação, através do correio electrónico, do resultado da submissão ao autor correspondente.

Tipos de submissão de trabalhos

Submissão de trabalhos regulares

Um trabalho regular apresenta o trabalho em que a pesquisa está terminada ou muito próximo de estar completa. Não significa que o trabalho seja aceite na categoria de “trabalho completo”. Pode ser aceite como “trabalho completo” (apresentação oral de 30 minutos), “trabalho curto” (apresentação oral de 15 minutos) ou “poster”.

Submissão de trabalhos de posição

Um trabalho de posição apresenta uma opinião para discussão num determinado assunto. O objectivo de um trabalho deste tipo é o de convencer a audiência de que a sua opinião é válida e vale a pena ser escutada, sem ser necessário apresentar trabalho completo de pesquisa e/ou resultados devidamente validados. É no entanto importante suportar os seus argumentos com provas e assegurar a validade das mesmas. Um trabalho deste tipo pode ser relatório curto e a discussão de ideias, factos, situações, métodos, procedimentos ou resultados de pesquisa científica (bibliográfica, experimental, teórica ou outra) focada num dos temas da conferência. A aceitação de um trabalho de posição está restringido às categorias de “artigo curto” ou “poster”.

Formato Final

Depois de concluído o processo de revisão dos trabalhos submetidos, o autor de contacto (que submeteu o trabalho para a conferência) será notificado do resultado da apreciação. Os autores cujos trabalhos forem aceites devem seguir as recomendações dos revisores de melhoria dos seus trabalhos antes de submeterem a versão final dos mesmos.

Publicações

Todos os trabalhos aceites serão publicados na acta de conferência, com uma identificação ISBN. A acta da conferência será publicada pela OWASP em formato electrónico (a edição pela Springer foi cancelada devido ao número baixo de submissões recebidas).

Site de Web

http://www.ibwas.com

Secretariado

Endereço de correio electrónico: [email protected]

Datas importantes

Submissão de trabalhos: 31 de Outubro de 2010

Notificação de Aceitação: 28 de Novembro de 2010

Versão final dos trabalhos aceites: 5 de Dezembro de 2010

Conferência: 16 e 17 de Dezembro de 2010