This site is the archived OWASP Foundation Wiki and is no longer accepting Account Requests.
To view the new OWASP Foundation website, please visit https://owasp.org

Difference between revisions of "Portuguese"

From OWASP
Jump to: navigation, search
(Novidades)
(Novidades)
Line 53: Line 53:
 
'''Notícias Locais'''
 
'''Notícias Locais'''
  
'''2014.06.26''' Apresentação do OWASP Mobile Top 10 nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação em está  [http://www.slideshare.net/pontocom/owasp-mobile-top-10-principais-riscos-no-desenvolvimento-seguro-de-aplicaes-mveis aqui] (PDF) e [https://drive.google.com/file/d/0B6VV6XaEAb3dNHJ6THNESjZ5bjQ/view?usp=sharing aqui] (PPTX).
+
'''2016.05.05''' Apresentação do OWASP Mobile Top 10 nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação em está  [http://www.slideshare.net/pontocom/owasp-mobile-top-10-principais-riscos-no-desenvolvimento-seguro-de-aplicaes-mveis aqui] (PDF) e [https://drive.google.com/file/d/0B6VV6XaEAb3dNHJ6THNESjZ5bjQ/view?usp=sharing aqui] (PPTX).
  
 
'''2014.06.26''' Apresentação da OWASP e alguns dos seus projetos nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação está  [http://www.slideshare.net/pontocom/a-owasp-e-a-segurana-aplicacional-para-a-web aqui].
 
'''2014.06.26''' Apresentação da OWASP e alguns dos seus projetos nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação está  [http://www.slideshare.net/pontocom/a-owasp-e-a-segurana-aplicacional-para-a-web aqui].
Line 83: Line 83:
  
 
== Reuniões, Apresentações ==
 
== Reuniões, Apresentações ==
 +
'''Apresentação OpenDays de Engenharia Informática, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo'''<br>
 +
'''Local''': Viana do Castelo, ESTG/IPVC<br>
 +
'''Data''': 05.05.2016, 10h00-10h30<br>
 +
Esta apresentação tinha como principal objetivo dar a conhecer um pouco da temática da Segurança Aplicacional em dispositivos móveis bem como os projectos da OWASP relacionados. A apresentação em está  [http://www.slideshare.net/pontocom/owasp-mobile-top-10-principais-riscos-no-desenvolvimento-seguro-de-aplicaes-mveis aqui] (PDF) e [https://drive.google.com/file/d/0B6VV6XaEAb3dNHJ6THNESjZ5bjQ/view?usp=sharing aqui] (PPTX).
 +
 
''s3C|Th0n'2015 - Security Hackathon para Estudantes Universitários'''<br>
 
''s3C|Th0n'2015 - Security Hackathon para Estudantes Universitários'''<br>
 
'''Local''': Lisboa, ISCTE-IUL<br>
 
'''Local''': Lisboa, ISCTE-IUL<br>

Revision as of 23:49, 5 May 2016

OWASP Portugal

Welcome to the Portugal chapter homepage. The chapter leader is Carlos Serrao (alternative email)


Participation

OWASP Foundation (Overview Slides) is a professional association of global members and is open to anyone interested in learning more about software security. Local chapters are run independently and guided by the Chapter_Leader_Handbook. As a 501(c)(3) non-profit professional association your support and sponsorship of any meeting venue and/or refreshments is tax-deductible. Financial contributions should only be made online using the authorized online chapter donation button. To be a SPEAKER at ANY OWASP Chapter in the world simply review the speaker agreement and then contact the local chapter leader with details of what OWASP PROJECT, independent research or related software security topic you would like to present on.

Sponsorship/Membership

Btn donate SM.gif to this chapter or become a local chapter supporter. Or consider the value of Individual, Corporate, or Academic Supporter membership. Ready to become a member? Join Now BlueIcon.JPG



Evento: s3C|Th0n'2015 - Hackathon de Segurança para Dispositivos Móveis para Estudantes Universitários (30 e 31 outubro 2015)

Secthon.png

Evento: Apresentação "Vamos tirar uma 'selfie'? [ou... como a privacidade morreu e ninguém nos avisou]", no Instituto Politécnico de Setúbal (28 outubro 2015)

Tradução do OWASP Top 10 2010 concluída.

Tradução do Guia de Referência Rápida sobre Melhores Práticas de Programação Segura OWASP concluída.


IBWAS10 logo.gif


twitter-a.png facebook-logo.jpg logo_linkedin_88x22.png

As reuniões dos capítulos nacionais da OWASP são abertas a todos os interessados em segurança das aplicações. Para colaborar com o capítulo Português conheça, por favor, as OWASP Chapter Rules, alguns factos da organização e da estrutura da OWASP e subscreva a a mailing list. Adicionalmente, consulte os arquivos da correspondência electrónica trocada por membros e contribuidores não membros e inteire-se do estado da discussão e dos trabalhos. Participe!

Existem múltiplas formas de colaborar com a nossa secção local do OWASP

  • Participando na discussão através da mailing list ou da presença física em reuniões regularmente anunciadas e normalmente efectuadas em Lisboa,
  • Participando em projectos de documentação ou de software já existentes ou propondo novos,
  • Participando como assistente ou orador nas conferências regularmente organizadas ou auxiliando na sua organização,
  • Cedendo espaço e fornecendo outros suportes logisticos necessários à realização da actividade,
  • Promovendo e divulgando a missão da OWASP junto da comunidade.

Notícias Locais

2016.05.05 Apresentação do OWASP Mobile Top 10 nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação em está aqui (PDF) e aqui (PPTX).

2014.06.26 Apresentação da OWASP e alguns dos seus projetos nos OpenDays de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A apresentação está aqui.

2012.08.28 Concluída a tradução do OWASP Top 10 2010, versão portuguesa. Pode descarregar a mesma aqui.

2012.02.04 Concluída a tradução do Guia de Referência Rápida sobre Melhores Práticas de Programação Segura OWASP, versão portuguesa. Pode descarregar o mesmo aqui.

2012.01.04 Reunião do Chapter Português da OWASP convocada para o próximo dia 18 de Janeiro (18.01.2012), no ISCTE-IUL, das 18h00-20h00. Mais detalhes serão colocados on-line posteriormente.

2010.10.26 Devido à Greve Geral que vai afectar Portugal no próximo dia 24 de Novembro, foi decidido em conjunto pela organização e pela fundação OWASP, adiar a realização da IBWAS'10 para os próximos dias 16 e 17 de Dezembro.

2010.09.24 Ficou hoje confirmada a presença de Samy Kamkar em Lisboa, no ISCTE-IUL, para apresentar "How I Met Your Girlfriend", num circuito por cidades Europeias, patrocinado pela OWASP.

2010.04.26 Reunião do OWASP.PT para estabelecer alguns planos para o desenvolvimento do capítulo para os próximos tempos.

2010.04.25 Reunião do OWASP.PT para preparar a reunião com a UMIC.

2010.04.21 Workshop de Segurança Aplicacional no ISCTE-IUL.

2009.11.26

Já está disponível aqui a agenda provisória da IBWAS'09, um dos maiores eventos em segurança aplicacional da Europa e da Península Ibérica, levada a cabo pela OWASP Portugal e Espanha.

2008.01.10

Depois de algum tempo de inactividade deste chapter português, o mesmo encontra-se agora em actividade, e o nosso objectivo é dinamizá-lo o melhor que pudermos e soubermos.


Reuniões, Apresentações

Apresentação OpenDays de Engenharia Informática, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Local: Viana do Castelo, ESTG/IPVC
Data: 05.05.2016, 10h00-10h30
Esta apresentação tinha como principal objetivo dar a conhecer um pouco da temática da Segurança Aplicacional em dispositivos móveis bem como os projectos da OWASP relacionados. A apresentação em está aqui (PDF) e aqui (PPTX).

s3C|Th0n'2015 - Security Hackathon para Estudantes Universitários'
Local: Lisboa, ISCTE-IUL
Data: 30.10.2015 - 31.10.2015
A competição s3C|Th0n - "mobile Security Hackathon" - tem como objetivo distinguir e premiar a inovação no âmbito da segurança digital, proporcionando aos participantes uma oportunidade de trabalharem em conjunto num período de tempo limitado para desenvolverem um projeto nesta área. Pretende-se que os participantes desenvolvam provas de conceito funcionais com abordagens inovadoras à autenticação através de dispositivos móveis, permitindo que um utilizador se autentique numa aplicação. Mais informações no site do s3C|Th0n'2015.

Apresentação no Instituto Politécnico de Setúbal - Privacidade em Redes Sociais
Local: Setúbal, ESCE/IPS
Data: 28.10.2015, 14h30-16h00
Ao longo desta apresentação será fundamentalmente abordada a questão da privacidade online, e dos principais desafios e ameaça que coloca aos utilizadores, hoje em dia. Numa altura em que a utilização de redes sociais e de dispositivos móveis não pára de aumentar, e em que novas vagas tecnológicas se aproximam (IoT, entre outros), os desafios à privacidade e confidencialidade dos utilizadores são cada vez maiores. Pretende-se com a apresentação focar alguns destes desafios de segurança e alertar para a forma como os utilizadores hoje em dia não estão atentos aos atentados à sua própria privacidade!.

Apresentação OpenDays de Engenharia Informática, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Local: Viana do Castelo, ESTG/IPVC
Data: 26.06.2014, 11h00-12h00
Esta apresentação tinha como principal objetivo dar a conhecer um pouco da temática da Segurança Aplicacional assim como apresentar a OWASP e alguns dos seus principais projetos. A apresentação poderá ser visualizada aqui.

Reunião OWASP Portugal
Local: Lisboa, ISCTE-IUL, Sala B2.01 (Ed. ISCTE II, Piso 1)
Data: 18.01.2012, 18h00-20h00
Definição do trabalho a realizar em 2012 pelo chapter nacional.

wpid-Photo-07012012-1015.jpg


Apresentação da OWASP, PT.OWASP, IBWAS'10 & Cia., @ Encontro Drupal
Local: Lisboa
Data: 23 de Outubro de 2010, 15h00
Apresentação da OWASP, PT.OWASP e da IBWAS'10 na reunião regular do grupo de Drupal Português. A apresentação pode ser obtida aqui.


OWASP, PT.OWASP, IBWAS'10 & Cia., @ Confraria em Segurança & IT
Local: Lisboa
Data: 20 de Outubro de 2010, 18h30
Apresentação da OWASP, PT.OWASP e da IBWAS'10 na reunião regular da Confraria em Segurança & IT. A apresentação pode ser obtida aqui.


Workshop OWASP de Segurança Aplicacional
Local: Lisboa, ISCTE-IUL
Data: 21 de Abril de 2010, 14h00
Organizado pelo ISCTE-IUL/DCTI, Adetti e OWASP Portugal, o evento “Workshop de Segurança Aplicacional” vai procurar apresentar aos presentes um pouco sobre o que é a actividade da OWASP, as principais vulnerabilidades aplicacionais, e dar alguns exemplos de segurança relacionados com a plataforma de desenvolvimento PHP.

O evento é gratuito, vai realizar-se no ISCTE-IUL no próximo dia 21 de Abril às 14h00, e conta com a seguinte agenda.

OWASP_2010_ISCTE-IUL_Agenda-thumb.png

Quem estiver interessado ou curioso nestas áreas da segurança aplicacional, apenas tem que aparecer.

Fica feito o convite.

(Nota: aqui fica a localização do mesmo)

Download das apresentações

Apresentação da OWASP e do OWASP Portugal: http://www.slideshare.net/pontocom/owaspiscte-iul-apresentacao

OWASP Top 10 2010: http://www.slideshare.net/pontocom/owasp-iscteiul-owasp-top-10-2010

Segurança em PHP: http://www.slideshare.net/pontocom/owasp-iscteiul-segurana-em-php

Criptografia em PHP: http://www.slideshare.net/pontocom/owaspiscte-iul-criptografiaemphp

Aplicações para Auditoria de Vulnerabilidades em Aplicações Web: http://www.slideshare.net/pontocom/owaspiscte-iul-ferramentasanalisevulnerabilidades


OWASP Portugal Meeting Covilhã
Local: Covilhã, UBI
Data: 14.05.2009
Decorreu no passado dia 14 de Maio, uma apresentação do OWASP, dos documentos e ferramentas na UBI, numa sessão dinamizada pelo Professor Mário Freire, e um conjunto de alunos de Mestrado, na UBI.


OWASP Portugal Kick-Off Meeting
Local: Castelo Branco, EST, IPCB
Data: 02.04.2009
No próximo dia 2 de Abril vai realizar-se, a primeira reunião do Charter Português da OWASP (Kick-Off Meeting), que irá ter lugar em Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia em parceria com o núcleo regional do IEEE. Nesta reunião pretende-se efectuar uma breve apresentação do OWASP e do OWASP@PT e projectos relacionados e assim dar a conhecê-los à comunidade em geral.

Castelobrancoipcb.jpg Local.jpg

Agenda

14h00-14h10 Recepção e Boas-Vindas (Carlos Serrão (OWASP@PT), Joaquim Marques (OWASP@PT), Prof. Mário Freire (Chair do Computer Society Portugal Chapter do IEEE)

14h10-14h30 Apresentação do OWASP e Projectos (Carlos Serrão (OWASP@PT))

14h30-14h50 Apresentação do OWASP@PT, Objectivos e Projectos (Carlos Serrão (OWASP@PT))

14h50-15h20 Apresentação do IEEE (Prof. Mário Freire)

15h20-15h50 OWASP Top Ten (Carlos Serrão (OWASP@PT))

15h50-16h20 OWASP Tools (Joaquim Marques (OWASP@PT))

16h20-16h40 Conclusões e Debate

Condições de Participação

O evento é absolutamente gratuito. Basta aparecer e participar. No entanto, e por questões logísticas, agradecemos o envio de um email para o chapter leader (email no topo da página) a confirmar a presença.

Conferências

IBWAS10 - OWASP Ibero-American Conference on Web Application Security
IBWAS10 logo.gif

No próximo mês de Dezembro vai realizar-se em Lisboa a segunda edição da IBWAS (OWASP Ibero-American Web Application Security Conference).

O evento, organizado em conjunto pelo OWASP Portugal e pelo OWASP Espanha, pretente reunir o sector académico e profissional no debate sobre os problemas e soluções de segurança das aplicações e serviços web.

Data: 16 e 17 de Dezembro de 2010 Lugar: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa).

Podem encontrar mais detalhes no site do evento.

Samy Kamkar na OWASP Portugal

  • Samy Kamkar visitou Lisboa a 15 de Outubro no âmbito da sua OWASP European Tour 2010.
  • O evento foi fortemente participado - um auditório, amavelmente cedido pelo ISCTE, com mais de 175 cadeiras, totalmente lotado, bilhetes esgotados poucos dias depois de terem sido anunciados - e Samy muito aplaudido por um público atento e participativo. Samy fez juz aos seus pergaminhos e apresentou-se com irreverência, sentido de humor e capacidade de apresentar com rigor conteúdos técnicos complexos. Numa comunicação extensa, focada em questões da segurança web, a centralidade dos browsers e a privacidade dos utilizadores foram aspectos amplamente tratados.
Uncut Video
Samy's talk > (minute 8'04)
Carlos' intro > (minute 0'00)
Samy's PPT Presentation
Event's photos

Vídeo completo da Sessão

IBWAS09 - OWASP Iberic Conference on Web Application Security

Ibwas-logo.png

No próximo mês de Dezembro vai realizar-se em Madrid a primeira edição da IBWAS (OWASP Iberic Web Application Security Conference).

O evento, organizado em conjunto pelo OWASP Portugal e pelo OWASP Espanha, pretente reunir o sector académico e profissional no debate sobre os problemas e soluções de segurança das aplicações e serviços web. Nesta primeira edição da conferência iremos contar com a presença, entre outros, de Bruce Schneier (Chief Security Technology Officer, BT) e de Jorge Martín (Inspector Chefe da Brigada de Investigação Tecnológica, Corpo Nacional da Polícia Espanhola).

Esta conferência irá ter uma periodicidade anual, realizando-se de forma alternativa, numa cidade espanhola e numa cidade portuguesa (o próximo IBWAS será em Lisboa).

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2009 Lugar: Escuela Universitaria de Ingeniería Técnica de Telecomunicacíon - Universidad Politécnica de Madrid (Madrid).

Podem encontrar mais detalhes no site do evento. Estas informações estão igualmente na página da conferência no site do OWASP.


OWASP EU Summit 2008 Portugal

Para já estamos a ajudar na organização do OWASP EU Summit Portugal 2008, em especial na divulgação do evento em Portugal, e na procura de oportunidades de patrocínio para este mesmo evento.

OWASP_EU_Summit_Portugal_2008.jpg

As preocupações a nível global com a Segurança de Informação não param de crescer. A informação é cada vez mais um activo importante das organizações e como tal torna-se necessário a sua gestão, preservação e protecção. Os ataques a que esta mesma informação está sujeita evoluem de dia para dia, e o que anteriormente oferecia segurança já não pode proteger.

As modernas ameaças à segurança da Informação conseguem efectuar um bypass dos mecanismos tradicionais de Segurança da Informação (como por exemplo as firewalls), e atacam directamente as aplicações e os dados dessas mesmas aplicações. As aplicações modernas (em particular as aplicações Web e os Web-services) passaram a ser uma parte integrante do perímetro de segurança das organizações e da protecção de um dos seus activos mais valiosos – a Informação. O Open Web Application Security Project (OWASP) é uma organização que trabalha no sentido de contribuir para a melhoria significativa da Segurança a nível aplicacional.

Vai decorrer de 4 a 7 de Novembro o OWASP Summit EU 2008. Será a primeira vez que a OWASP realiza uma das suas maiores reuniões mundiais em Portugal, reunindo especialistas de todo o Mundo na área da Segurança de Informação, em particular de Segurança em Aplicações Web-based. A OWASP é uma líder a nível mundial em termos de segurança aplicacional e concedeu recentemente bolsas/patrocínios no valor de para projectos de investigação e desenvolvimento nesta área.

Ao longo destes quatro dias no Algarve, a OWASP Summit EU 2008 vai reunir líderes internacionais da OWASP, assim como importantes parceiros de indústria que irão apresentar e discutir as mais recentes ferramentas e documentos desenvolvidos pela OWASP. Para além disso, a OWASP Summit EU 2008 vai realizar mais de 40 apresentações de líderes de projectos patrocinados pela OWASP na área de pesquisa de segurança para aplicações Web, assim como organizar múltiplas sessões de trabalho especificamente concebidas para dinamizar a colaboração, atingir e traçar novos objectivos para projectos OWASP, representações locais e para toda a comunidade OWASP.

Owaspsummit08.jpg

O OWASP Summit EU 2008 será composto por sessões técnicas e de negócio, sendo o sítio ideal para aprender um pouco mais sobre os múltiplos recursos que a comunidade OWASP disponibiliza. O Summit oferecerá igualmente formação que irá abranger diversos tópicos específicos da OWASP e da Segurança de Aplicações Web.

Projectos

Os projectos seleccionados para a apresentação no Summit incluem nova documentação e ferramentas inovadoras para ajudarem os programadores, os arquitectos e os especialistas de segurança a garantirem a segurança das suas aplicações:

  • Norma de Verificação da Segurança Aplicacional (ASVS);
  • Guia para a revisão de código, v1.1;
  • Guia de Segurança para o Ruby on Rails, v2;
  • Segurança do WebGoat usando o ModSecurity;
  • Guia de Testes, v3;
  • GUI do GTK+ para o projecto w3af;
  • Verificador de Regras de Controlo de Acesso;
  • AntiSamy .Net;
  • Projecto Livee 2008;
  • Extensões OpenPGP para HTTP;
  • Projecto Orizon;
  • Análise Estática de Python;
  • WebScarab-NG;
  • Entre muitos outros.

Sessões de Trabalho

Contando com a presença de diversos parceiros de indústria na área da segurança aplicacional, estas Sessões de Trabalho irão abranger um leque variado de tópicos, tais como:

  • Top 10 da OWASP de 2009;
  • Segurança do Browser;
  • Pacote de Segurança de Aplicações Web;
  • Projecto de API de Segurança Empresarial;
  • Boas práticas para líderes de comunidades OWASP:
  • Projectos de documentação OWASP;
  • Projectos de ferramentas OWASP;
  • Projectos de educação OWASP;
  • Planeamento estratégico da OWASP para 2009;
  • Certificação OWASP;
  • OWASP Winter of Code 2009;
  • Internacionalização dos conteúdos da OWASP;
  • E muitos mais.

Formação

Durante o Summit irão existir sessões de formação com a duração de 1 dia, 1 dia e meio e 2 dias, em diversas áreas específicas do OWASP assim como relacionadas com tópicos de Segurança de Aplicações Web:

  • Top 10 da OWASP – O que os programadores devem saber sobre Segurança de Aplicações Web;
  • Descobrir os tesouros secretos do WebScarab;
  • Segurança do WebGoat com o ModSecurity;
  • Programação Segura com Java;
  • Construção de Rich Internet Applications Seguras;
  • Construção de Web-Services seguros;
  • Liderança no desenvolvimento de Aplicações Seguras;
  • Segurança em ASP usando as ferramentas OWASP;
  • Avaliações em Aplicações Web;
  • Hacking do Projecto OWASP Orizon, v1.0;
  • Segurança em Ajax;
  • Prática em Testes de Penetração: Pensar como um atacante para impedir ataques;
  • Exploração de Software Linux;
  • Tornar o servidor Web e os Web-services mais seguros usando o SELinux.

Para mais informações sobre o programa da OWASP Summit EU 2008, assim como outras informações relacionadas com o evento, deve consultar a página oficial do mesmo em http://www.owasp.org/index.php/OWASP_EU_Summit_2008.

Sobre a OWASP

A OWASP (Open Web Application Security Project) é uma comunidade aberta dedicada a ajudar as organizações a desenvolverem, comprarem, e a manterem aplicações que podem ser confiáveis. Todas as ferramentas da OWASP, documentos, fóruns e delegações são livres e abertas para todas as pessoas interessadas em oferecer segurança aplicacional.

A OWASP defende que a abordagem à segurança aplicacional deve ser realizada como sendo um problema de pessoas, processos e tecnologias, porque as abordagens mais eficazes para segurança aplicacional incluem melhorias em todas estas áreas.

A OWASP é uma nova forma de organização. A sua liberdade de quaisquer tipos de pressões comerciais permite a divulgação de informação fiável, prática, e acessível sobre segurança aplicacional. A OWASP não é afiliada de nenhuma empresa tecnológica, embora suporte a utilização informada de tecnologias de segurança comerciais. À semelhança de muitos dos existentes projectos de open-source, o OWASP produz diversos tipos de materiais de uma forma cooperativa e aberta.

A Fundação OWASP é uma entidade sem fins lucrativos que assegura o sucesso dos projectos OWASP a longo prazo. O OWASP promove uma série de comunidades locais, sendo que Portugal possui igualmente uma comunidade local de interesse no OWASP. Para mais informações sobre o OWASP e os seus projectos consultar http://www.owasp.org. Para mais informação sobre a comunidade OWASP nacional consultar http://www.owasp.org/index.php/Portuguese.

Tradução de variados materiais da OWASP para Português

  • Actualmente a OWASP PT está a participar na tradução de vários materiais da OWASP para português, integrado no OWASP Portuguese Language Project - em colaboração com a nossa congénere brasileira. Esta tradução, como todos os projectos da OWASP é um esforço voluntário e livre, pelo que se pretender colaborar na tradução ou revisão dos documentos, apenas tem que nos enviar um email.

A OWASP agradece a colaboração de todos.

Organização da IBWAS

  • A OWASP Portugal organiza em conjunto com a sua congénere espanhola, uma conferência anual, que se realiza alternativamente entre Portugal e Espanha, e que se designa por OWASP Ibero-American Web Applications Security (IBWAS).

Esta conferência pretende reunir profissionais, investigadores, educadores, governantes e decisores das mais variadas áreas, e que estejam particularmente preocupados com a segurança da sua informação e dos suas aplicações web.

De entre os diversos tópicos da IBWAS, destacam-se os seguintes:

  • Desenvolvimento seguro de aplicações
  • Segurança em arquitecturas orientadas a serviços
  • Segurança de frameworks de desenvolvimento
  • Modelação de ameaças em aplicações Web
  • Segurança na computação na nuvem (cloud computing)
  • Vulnerabilidades e análise de aplicações Web (revisões de código, testes de penetração, análise estática, etc.)
  • Métricas para segurança aplicacional
  • Contra-medidas para vulnerabilidades em aplicações Web
  • Técnicas de desenvolvimento de código seguro
  • Plataformas ou funcionalidades de segurança em linguagens que ajudam o desenvolvimento de aplicações Web seguras
  • Desenho de Bases de Dados seguras para aplicações Web
  • Controlo de acesso em aplicações Web
  • Segurança em serviços Web
  • Segurança de browsers
  • Privacidade em aplicações web
  • Normas, certificações e critérios de avaliação de segurança para aplicações Web
  • Educação em Segurança aplicacional
  • Segurança para a Web móvel
  • Ataques e exploração de vulnerabilidades
  • ... entre outros.
Patrocinadores da Secção Local
Número de membros: 70
Este espaço está aberto para a colocação de patrocinadores do nosso
Chapter português. Se está interessado contacte-nos.

Subscreva a nossa lista de correio electrónico.


Subscreva o nosso Blog.